5º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba 2016 – Seminário “Cultura na era do golpe” com Juca Ferreira e Eduardo Valente

DSC_0814x25

2016 – Junho – Curitiba – Seminário “Cultura na era do golpe” com  Juca Ferreira e Eduardo Valente

Representantes da Moinhos de Vento Filmes e Extremum Produções Culturais participaram do 5º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba no dia 12/06/2016, no Shopping Novo Batel (Teatro João Luiz Fiani), onde foi realizado o Seminário “Cultura na era do golpe” com  Juca Ferreira e Eduardo Valente.

Em meio ao golpe parlamentar da residente Dilma Rousseff em curso, o presidente interino Michel Temer, em seu primeiro dia de governo, extinguiu o Ministério da Cultura, criado em 1985. Quais os avanços do setor cultural na sociedade Brasileira desde a criação do ministério? Quais as consequências sociais, culturais e econômicas de sua extinção?

Juca Ferreira

Juca Ferreira é sociólogo com trajetória profissional dedicada à vida política e às ações culturais e ambientais. Foi vereador e Sec. do Meio Ambiente de Salvador e vice-presidente da Fundação OndAzul. Em 2003 assumiu a Secretaria Executiva na gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura e, em 2008, foi convidado pelo então presidente Lula, a assumir o cargo de Ministro da Cultura. Durante os anos de 2011 e 2012 esteve embaixador especial na Secretaria Geral Ibero-Americana, coordenando do Ano Internacional dos Afrodescendentes. Foi Secretário de Cultura do Município de São Paulo entre 2013 e 2014, retornando ao cargo do Ministro da Cultura em 2015 no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Eduardo Valente

Assessor internacional na ANCINE entre 2011 e 2016, é formado em cinema pela UFF, com mestrado na USP. Cineasta, crítico e curador de festivais de cinema. Dirigiu três curtas e um longa, todos exibidos em diferentes mostras do Festival de Cannes; foi editor das revistas virtuais Contracampo e Cinética; e fundador da Semana dos Realizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *