RioContentMarket 2015 – Seis Reuniões Internacionais – Fevereiro/2015

RioContentMarket2015

2015 – Fevereiro – Rio de Janeiro – RioContentMarket 2015

A Moinhos de Vento Filmes participará da quinta edição do RioContentMarket, evento de mercado internacional sobre produção de conteúdo audiovisual aberto a toda a indústria de televisão e mídias digitais.

Os projetos de filmes e séries da Moinhos de Vento Filmes foram selecionados para serem apresentados a seis executivos internacionais.

Entre as reuniões oficiais que a Moinhos de Vento Filmes realizará estão grandes distribuidoras e produtoras como: MGM (USA), Amctv (USA), Starz Entertainment (USA), Cisneros Media (USA), Tv 2 Denmark (Denmark) e Caracol Televisión (Colômbia).

Os projetos selecionados foram: Lilith – The Vampire (filme), Killer Joker (filme) e Fronteira (série). As reuniões acontecerão nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. A Moinhos de Vento Filmes também participará de uma Clínica de Coprodução com os advogados da assessoria jurídica do RioContentMarket, Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, com a presença da advogada norte-americana – Susan H. Bodine, do escritório Cowan DeBaets Abrahams & Sheppard LLP, que fornecerá orientações sobre legislação e modelos de negócio nos Estados Unidos.

Em apenas quatro edições, o RioContentMarket consolidou-se como um dos maiores do mundo dedicado a negócios e exposição de conteúdo audiovisual. Por suas salas já passaram mais de 10.000 participantes, entre executivos, produtores e profissionais da indústria audiovisual de mais de 36 países, que vieram apresentar ideias, cases e modelos de negócios relevantes para o desenvolvimento de parcerias e coproduções ou realizar reuniões de negócios.

No palco, já estiveram nomes com importantes atuações no mercado, com destaque para Dan B. Weiss (Game of Thrones), Gideon Raff (Hatufim/Homeland), Mark Gatiss (Sherlock e Doctor Who), David Chase (Família Soprano), Jack Bender (Lost) e David Shore (House), entre os mais de 800 palestrantes das quatro primeiras edições. A indústria audiovisual brasileira também abraçou o RioContentMarket, que deu espaço a nomes importantes em dramaturgia e narrativa, como Cláudio Torres (Mulher Invisível), Cao Hamburger (Pedro e Bianca) José Luis Villamarim e George Moura (Amores Roubados), Bráulio Mantovani, Carol Kostcho e Rogério Gomes (A Teia), Marcelo Tas e os renomados fotógrafos Affonso Beato e Walter Carvalho, entre outros criadores; além de executivos da totalidade dos canais de TV aberta e por assinatura em atuação no Brasil.

Mais de 500 compradores participaram de reuniões organizadas nas rodadas de negócios, oportunidade em que as produtoras apresentam projetos de diversos gêneros e formatos, tais como séries e programas de TV, longas, reality shows e outros produtos a potenciais compradores de conteúdo audiovisual.

Realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV), organizado e promovido pela Fagga | GL events Exhibitions e com a curadoria da Esmeralda Produções, o RioContentMarket consagrou-se como palco das negociações entre players do mercado brasileiro e mais de 500 produtoras independentes, e colocou sua marca entre os grandes eventos de negociação e conteúdo no mercado internacional.

A quinta edição do RioContentMarket traz palestras e keynotes de exposição de conteúdo, reuniões previamente agendadas em rodadas de negócios e apresentações de projetos em pitching, distribuídas em sete salas e amplos espaços de networking. Os encontros de negócios ainda acontecem nas áreas de exposições para stands, lounges de convivência, terraços ao ar livre e salas privativas para patrocinadores e expositores.

Neste ano, serão ocupados três andares do Hotel Windsor Barra com uma sala para as rodadas de negócios e seis salas de programação. Abaixo a nova geografia do RioContentMarket:

Dentre os temas contemplados na programação, os  da sala 1, no segundo andar, versam sobre a criação de conteúdos audiovisuais, identificação de conteúdo original,  a experiência pessoal como elemento condutor da narrativa, adaptações; a  conversas com diretores brasileiros e internacionais sobre a arte da direção;  o poder  das narrativas dos games e a estrutura das narrativas procedimentais. Executivos e criadores de Formatos fazem suas apresentações e abordam o tema por diferentes pontos de vista: criação, adaptação, distribuição, licenciamento, inovação e modelos bem sucedidos de narrativas e negócios. Ainda na sala 1, RioFilme, Spcine e ANCINE apresentam suas pautas para 2015.

A multiplicidade dos negócios audiovisuais é aprofundada na sala 2, no primeiro andar, envolvendo 17 temas que abordam a gestão e governança das produtoras e outros aspectos do desenvolvimento das empresas e de produtos, e reserva 5 painéis sobre os guidelines de coprodução internacional. Neste âmbito temos a honra de receber no palco da sala 2 os diretores do INCAA (Argentina) e do CNC (França) para apresentações sobre as instituições governamentais.

Ainda no primeiro andar, nas salas 3 e 4: o produtor independente é o protagonista do RioContentMarket.  São apresentados ao público 26 modelos de negócios realizados entre produtoras e canais de televisão.  Igualmente é do produtor independente a voz que entrevista os canais brasileiros, internacionais com atuação no Brasil e internacionais que visitam o RioContentMarket, abrindo à perguntas pertinentes ao aprofundamento sobre o que os canais buscam no mercado.

As atividades no primeiro andar são continuadas nas salas 5A e 5B,  com aulas magnas e encontros de produtores brasileiros com produtores das delegações de países presentes na 5ª edição do RioContentMarket, lançamentos para a classe produtora e oportunidade para Q & A com palestrantes do evento.

No térreo, inauguramos a sala 6, vizinha da sala de Rodadas de Negócios, onde são apresentados temas de relevância para o mercado em publicidade, distribuição, a encomenda de commissioning editors internacionais, o novo espectador e novos mercados. Nesta sala, acontecem ospitchings divididos em 3 dias e gêneros: Doc/Factual; Ficção e Kids.

O RioContentMarket tem muitas estrelas que iluminam o palco com suas criações e o desenvolvimento dos seus negócios, e neste ano, apresenta ao mercado audiovisual uma grande estrela do mercado editorial: Liz Calder, criadora da FLIP – Festa Literária de Paraty – e proprietária de um olhar único, generoso, capaz de identificar talentos e narrativas em seus estágios preliminares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *