Workshop Intensivo de Roteiro – Aaron Fernandez – Julho/2010

Intensivo de Roteiro com Aarón Fernández: Julho/2010

Aarón Fernández é Mexicano, formado em estudos cinematográficos e audiovisuais pela universidade Sorbonne (Paris, França), com especialização em direção e roteiro. Escreveu e dirigiu quatro curtas-metragens de ficção.

Seu primeiro longa-metragem de ficção, Partes usadas (2007), participou de mais de 35 festivais internacionais, obtendo vários reconhecimentos, entre os quais o prêmio de melhor filme de estreia do Festival de cine en Guadalajara 2007 (Guadalajara, México); o prêmio “Glauber Rocha” ao melhor filme latino-americano do Festival des Films du Monde de 2007 (Montreal, Canadá);

o segundo prêmio na categoria filme de estreia do Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de 2007 (Havana, Cuba); e o de melhor filme do Cinesul 2008 (Rio de Janeiro, Brasil). Recentemente foi selecionado, ao lado de outros sete filmes, para a Programação Iberoamericana, exibida em novembro deste ano no MoMA em Nova York.

Atualmente desenvolve seu segundo longa-metragem, Las horas muertas, escrito dentro do programa de residência auspiciado pela Cinéfondation do Festival de Cannes.

Sobre o Workshop Intensivo de Roteiro

Os alunos tiveram uma introdução às diferentes ferramentas e elementos básicos da dramaturgia e narrativa, que os ajudaram a desenvolver as ideias dos seus roteiros. Ao final da oficina, realizaram ao menos uma escaleta do curta metragem e um método sólido para desenvolver o roteiro até o final.

Durante as aulas foram expostas as bases da escrita do roteiro (estrutura, conflitos, caracterização, diálogos etc), usando como apoio exemplos de textos ou fragmentos de filmes. Diariamente foram feitos exercícios de escrita, individuais e coletivos, para dar sustento ao conteúdo da aula.

Houve exercícios individuais para realização em casa, que serviram de material para as aulas e os exercícios seguintes.

Turma – Período de Aulas: 2 a 16 de julho

De segunda à sexta-feira das 19h30 às 22h30

Recesso em 09/07 – feriado estadual

 

Conteúdo Programático

1) Definir o que é um roteiro em suas diferentes formas

  1. a) Ideia ou storyline, sinopse, argumento, escaleta, tratamento, roteiro literário, roteiro técnico.
  2. b) Os pontos de partida das histórias. Como ir além desses pontos de partida e encontrar o que faz de uma idéia um bom começo de roteiro.
  3. c) Como apresentar uma idia ou uma sinopse de filme (pitching) e as vantagens de fazê-lo em público.

 

2) O corpo do roteiro

  1. a) O estilo e a sintaxe do texto de roteiro. Como descrever imagens e sons, ações, movimentos e enquadramentos.
  2. b) O formato editorial comum e profissional do roteiro literário, as diferentes convenções de formato de edição de sequências e diálogos.

 

3) Estrutura, forma e ritmo

3.1 O modelo clássico:

  1. a) Elementos fundamentais da dramaturgia e da narrativa clássica:

* O conflito. Definição do conflito, seu interesse dramático. Exemplos de conflitos em filmes clássicos e modernos. Diferença entre conflito e objetivo.

* O protagonista e os personagens secundários. Como caracterizar os personagens.

* Os obstáculos ou impedimentos.

  1. b) Os três atos dramáticos. Definição e exemplos de cada ato dramático do modelo clássico.
  2. c) O clímax e o ritmo ascendente clássico. Os nós dramáticos ou plot points.
  3. d) A unidade de tempo e a unidade de ação.

 

3.2 Outros modelos de estrutura e forma:

  1. a) Modelos que desconstroem e reconstroem a estrutura clássica. Crônicas, ensaios, modelos discursivos, filmes radicais, etc.
  2. b) O cinema moderno e contemporâneo frente ao modelo clássico

 

3.3 Diversos elementos narrativos e de trama: voz em off, flashback, flashforward, colagens, ponto de vista e focalização.

4) Os diálogos

  1. a) A função dramática e narrativa dos diálogos.
  2. b) A função realista e emotiva da palavra.
  3. c) As frases célebres (quotes ou mots d’auteur).

5) Questões específicas da adaptação de textos preexistentes, literários ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *